O que é um domínio e como os domínios funcionam?

Postado em 15 September 2020, por
O que é um domínio e como os domínios funcionam?

Você já deve ter ouvido que precisa de um para criar um site.


No entanto, muitas pessoas confundem nome de domínio com um site ou serviço de hospedagem de site. Se você está apenas começando, todos esses termos diferentes podem parecer muito técnicos.


Neste guia, responderemos o que é um nome de domínio e como funcionam. O objetivo é ajudá-lo a compreender e escolher o nome certo para o seu site.


Como o nome de domínio difere do site e da hospedagem na web?


Quem é o responsável pelo sistema de nomes de domínio? Como escolher e comprar um nome


O nome de domínio é o endereço do seu site que as pessoas digitam na barra de URL do navegador para visitar o seu site.


Em termos simples, se o seu site é uma casa, então o seu nome de domínio será o endereço.


Uma explicação mais detalhada:


A Internet é uma rede gigante de computadores conectados entre si por meio de uma rede global de cabos. Cada computador nesta rede pode se comunicar com outros computadores.


Para identificá-los, cada computador recebe um endereço IP. É uma série de números que identifica um determinado computador na internet. Um endereço IP típico se parece com isto:
66.249.66.1


Agora, um endereço IP como este é bastante difícil de lembrar. Imagine se você tivesse que usar esses números para visitar seus sites favoritos.

Os nomes de domínio foram inventados para resolver esse problema.


Agora, se você deseja visitar um site, não precisa inserir uma longa sequência de números. Em vez disso, você pode visitá-lo digitando um nome fácil de lembrar na barra de endereços do navegador. Por exemplo, netjapa.com.


Como os nomes realmente funcionam? Para entender como funcionam, veremos o que acontece quando você os insere em seu navegador.

Quando você insere um nome em seu navegador da web, ele primeiro envia uma solicitação a uma rede global de servidores que formam o Sistema de Nomes de Domínio (DNS).

Esses servidores procuram os servidores de nomes associados ao site e encaminham a solicitação a esses servidores.

Por exemplo, se o seu site estiver hospedado no Bluehost, as informações do servidor de nomes serão as seguintes:


Esses servidores de nomes são computadores gerenciados por sua empresa de hospedagem. Sua empresa de hospedagem encaminhará sua solicitação para o computador onde seu site está armazenado.


Este computador é denominado servidor web. Ele tem um software especial instalado (Apache, Nginx são dois softwares de servidor web populares). O servidor da web agora busca a página da web e as informações associadas a ela. Por fim, ele envia esses dados de volta ao navegador.


Como o nome de domínio é diferente de um site e hospedagem na web? hospedagem na web Um site é composto de arquivos como páginas HTML, software construtor de sites, imagens e muito mais.


Se o nome for o endereço do seu site na web, a hospedagem na web é o lar onde o seu site reside.

Este é o computador real onde os arquivos do seu site são armazenados. Esses computadores são chamados de servidores e são oferecidos como um serviço por empresas de hospedagem.


Para criar seu site, você precisa de nome e hospedagem na web.


No entanto, é importante lembrar que são dois serviços separados e você pode comprá-los de duas empresas diferentes.


Recomendamos obter seu nome e hospedagem da mesma empresa. Isso permite que você gerencie-os facilmente na mesma conta.

Para obter mais detalhes, consulte nosso guia sobre a diferença entre nome de domínio e hospedagem na web.


Quem é o responsável pelo sistema de nomes de domínio? A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) gerencia o sistema de nomes . É uma organização sem fins lucrativos que cria e implementa as políticas para nomes de domínio.


ICANN concede permissão a empresas chamadas de registradores de nomes de domínio para a venda dos nomes.


Esses registradores têm permissão para fazer alterações no registro dos nomes de em seu nome.


Os registradores de nomes de domínio podem vender nomes, gerenciar seus registros, renovações e transferências para outros registradores.


Como proprietário de um nome, você é responsável por informar ao registrador para onde enviar as solicitações. Você também é responsável por renovar o registro do seu domínio.


Como escolher um nome de domínio para o seu site? Escolha de nome de domínio Existem atualmente mais de 350 milhões de nomes de domínio registrados e milhares mais são registrados a cada dia.


Isso significa que todos os bons já estão registrados ou serão registrados em breve. Isso coloca muita pressão sobre os novos usuários para que tenham uma ideia de domínio para seu site.


Nós criamos uma ferramenta gratuita geradora de nomes de empresas com tecnologia de IA que ajuda você a ter ideias criativas para nomes de empresas e verificar o status de disponibilidade de nomes de domínio para ajudá-lo a economizar tempo.


Aqui estão algumas dicas rápidas para ajudá-lo a escolher um nome de domínio para seu próximo site.

Fique com um nome de domínio .com, pois é o mais popular, fácil de lembrar e promover. Certifique-se de que é mais curto e fácil de lembrar Facilite a pronúncia e a grafia Não use números ou hifens Use geradores de nomes de domínio para ter ideias inteligentes de nomes de domínio Para mais dicas e conselhos práticos, consulte nosso guia sobre como escolher o melhor nome de domínio para o seu site.